:: Marvel no Divã: Bruce Banner


Há pouco tempo o terapeuta do universo Marvel, Tim Stevens, atendeu o Dr. Bruce Banner, que está, atualmente, sob custódia da S.H.I.E.L.D.. Em toda sua carreira talvez tenha sido este o atendimento mais tenso já realizado por ele, visto os indesejáveis resultados que poderiam surgir caso cometesse algum deslize com este cliente.


(Nota: o texto abaixo é uma tradução literal do texto de Tim Stevens publicado na coluna semana Psych Ward no site oficial da Marvel)

O Dr. Bruce Banner é um homem adulto abaixo de seu peso ideal. Ele se mostrou uma pessoa calma e contido, pelo menos inicialmente. Contudo, com o tempo o cliente envolve-se bastante com a conversa e mostra possuir grande perícia em ouvir e demonstra vários momentos de um humor brando. A despeito do
quão envolvido Banner pode ficar com a conversa, entretanto, ele fala em um tom silencioso e esforça-se para não fazer contato visual. Ele é muito asseado, mas aparenta ser bastante despreocupado sobre sua aparência. Esta atitude se estende para suas roupas e seus acessórios, os quais não seguem qualquer tipo de moda.

É evidente que o cliente possui uma mente extremamente aguçada, mas ele é muito humilde ao receber elogios ou em discussões sobre seu intelecto. Devido as área de especialização de Banner ele está sempre debatendo assuntos que são significativamente complexos para que seu terapeuta consiga relatar neste laudo. Nesta ocasião, o cliente se mostrou muito paciente em explicar as informações em termos leigos.

Atualmente, o Dr. Banner está sob os cuidados da S.H.I.E.L.D. em um local não revelado e até o momento nenhum plano sobre quando ou como o cliente será removido foi estabelecido. O diagnóstico mais proeminente para o caso do Dr. Banner é o de Desordem Dissociativa de Identidade.

Provavelmente o desencadeador deste quadro mental foram os severos abusos sofridos nas mãos de seu pai quando criança, os quais acompanharam Banner ao longo de toda sua infância. Além disso, repetidamente, o cliente foi alvo de gozações e abusos de quem detinha algum tipo de poder sobre ele. Devido aos abusos em sua infância, Banner acreditava, em seu íntimo, que sua raiva (e outras emoções) não pareciam ser capazes de protegê-lo e simplesmente entregar-se a seu agressor parecia ser uma atitude capaz de lhe prover a proteção adequada. Devido a isso, em relacionamentos futuros, mostrou-se incapaz e relutante em ser assertivo por ter "aprendido" que tais táticas iriam, inevitavelmente, fracassar.

Entretanto, ignorar ou negar as emoções não resultou que elas fossem embora e a mente de Banner, reagindo ao stress intenso, desenvolveu personalidades que poderiam lidar com sua raiva e expressá-la. Este processo manifestou-se quando Banner foi exposto a radiação gama e seu alter ego, o Hulk, foi criado. Desde então, grande parte da vida do cliente foi dominada pela stentativas de negar este seu outro lado ou de destruí-lo, sempre acompanhadas por uma culpa crescente devido às falhas constantes.

Eventuamente o Dr. Leonard Sampson foi capaz de usar a hipnose para criar uma personalidade dominante que era capaz de regular efetivamente as várias identidades do cliente. O preço para isso, entretanto, foi a perda do corpo de Banner, tanto fisicamente quanto psicologicamente. O Banner "integrado" foi, na verdade, um Hulk coloquialmente conhecido como "Professor Hulk". Esta condição acabou sendo revertida e Banner tornou-se capaz de reverter a sua forma física original e devido a sua própria escolha ou às condições em que é mantido pela S.H.I.E.L.D., Banner tem se mantido como a forma dominante desde que entrou em custódia.

Eventos recente, principalmente aquele que foi classificado como "Hulk contra o mundo", vem complicaram o estado psicológico do cliente. Apesar das injustiças cometidas especificamente contra o Hulk, como seu banimento da Terra e a morte de sua esposa, estas também foram sentidas por Banner. Sendo assim, ele se sente traído por seus pares, os mesmos em quem chegou a acreditar no passado, e é também acometido pela tristeza de sentir-se viúvo mais uma vez, além de sentir-se imensamente culpado por acreditar que tanto sua primeira esposa, Betty, e a segunda, Caieira, morreram por fazerem parte de sua vida.

Sendo assim, a primeira recomendação ara o plano de tratamento do cliente são sessões de mediação monitoradas entre ele e aqueles que ele culpa pelo período em que passou no espaço e a morte de sua segunda esposa. Inicialmente, as sessões seriam conduzidas em grupo e, posteriormente, conduzidas a encontros individuais assim que um nível de diálogo puder ser estabelecido.

A segunda recomendação concerne a Banner regular suas emoções. É improvável que o cliente venha a ficar livre de seu alter ego, mas sua esperança de atingir um equilíbrio psicológico está em sua capacidade de controlar suas emoções e, então, controlar seu "outro". Por fim, o cliente deverá participar de algum treinamento que o ajude a expressar suas emoções "negativas" (medo, raiva, frustração, etc.) através de meios saudáveis que resultem em benefício para ele.

Finalmente, é importante apontar que Banner não deve ser tratado como um prisioneiro para que esta trapia realmente funcione. Visto isto, urge que a S.H.I.E.L.D. realize a transferência do cliente para uma instituição psiquiátrica adequada para que se dê início as sessões de mediação entre ele e os "objetos" de sua raiva.

4 comentários:

snikt!!! disse...

Bruce pra mim é uma das pessoas mais perturbadas da MArvel tendo sua mente e seus corpo possuido por um monstro incontrolável e as vezes um sacana e amoral, mas quem seria Banner sem o Hulk, apenas um CDF usado e abusado pelos outros.
O "Professor Hulk" sitado pra mim é a melhor personalidade do BAnner/Hulk unindo todas elas numa só criando assim um novo Hulk, inteligente como BAnner, forte como o Hulk verde e sacana como o Cinza.
NAs histórias mais recentes escritas pelo "mestre" Loeb foi criando um novo Hulk Vermelho ou como é chamado Rulk mas até agora não sabemos quem ele é e olha que já se passaram mais de um ano que o mesmo está sendo publicado e olha que há rumores de que seja a Betty, bwahahahahahahahaha.

Doctor Doctor disse...

A Betty?! Caraca! Isso seria novidade, hein! Mas, afinal, como foi a morte dela, cara?

snikt!!! disse...

Rapaz, ela morreu envenenada pelo sangue do Hulk que o Abmoninavel injetou nela.
Mas na fase do Bruce Jones ela retornou com outro rosto, aliás essa fase do Bruce Jones começou muito bem, mas apartir da metade paresse que ele se perdeu totalmente, Bruce fujiu, Betty sumiu, e nada mais foi explicado.

Anônimo disse...

a vida do Bruce é uma complicação mesmo!não deixam o cara em paz quando ele vira o Golias verde e ele só vive trancafiado quando está na forma humana!!!Marcos Punch.