:: Homem-Aranha nas Guerras Secretas


A Marvel anunciou para dezembro o lançamento de uma nova série que irá explorar uma antiga saga da editora, as Guerras Secretas. Enquanto, para muitosesta série possa ser entendida como uma estratégia pouco criativa da editora em aumentar seu faturamento, para alguns fãs xiitas do Homem-Aranha - dentre os quais o escritor destas linhas - é uma ótima oportunidade para revisitar uma das melhore fases o personagem e ler boas histórias podendo desconsiderar os atuais "eventos demoníacos" da vida do personagem.

Spider-Man and the Secret Wars será uma série limitada contada pelo escritor Paul Tobin e o artista Patrick Scherberger que mostrará aventuras do Homem-Aranha durante o período que esteve no mundo criado por Beyonder durante as Guerras Secretas. O site Newsarama informou que os leitores poderão esperar encontrar momentos como o Aranha, o Coisa e o Dr. Destino protegendo a cidae de Denver de uma horda de alienígenas carnívoros, o Homem-Aranha e Encantor contra Galactus e outros episódios como estes. O mesmo site entrevistou a dupla criativa e trouxe mais algumas informações sobre o que podemos esperar para esta série.

O escritor disse que a série buscará explorar de maneira mais abrangente alguns momentos de Guerras Secretas. "Qualquer coisa desde o Homem-Aranha ganhando o uniforme negro até como Titânia e Vulcana, de repente, surgiram no meio a história. Algo que estou tentando explorar é como a cidade de Denver foi parar no mundo das Guerras Secretas graças a um capricho de Beyonder".

O desenhista da série explicou que tentou se manter o mais próximo possível dos conceitos de Mick Zeck (desenhista de Guerras Secretas), mas alguns personagens sofrerão algumas alterações. "Alguns pequenos ajustes em certos uniformes foram feitos, diz Scherberger. O [uniforme] da Mulher-Hulk foi o único que consigo me lembra que sofreu grande altração". Disse também que não queria reescrever todo o design dos personagens, "Afinal, esse projeto foi concebido para adequar-se a série original", completou. Além disso disse também que tentou deixar a tecnologia apresentada na série também muito próxima daquela que foi apresentada na série original.

Inicialmente os eventos mostrados em Spider-Man and the Secret Wars não afetarão a cronologia do personagem, no entanto as palavras de Tobin não resolvem a questão com tanta firmeza. "É sempre possível que algo que façamos aqui possa ser expandido ou revisitado", diz ele.

Apesar do evento ainda estar há quatro meses de distância Tobin já deixou uma pista de qual será o início da série ao falar sobre um de seus momentos preferidos da saga original. "A chamada da quarta edição de Guerras Secretas, 'Abaixo de 150 bilhões de toneladas está o Hulk ... e ele não está feliz'. Eu adoro essa edição, então acho que já dá pra imaginar qual será o roteiro da pimeira edição, não?" Para quem não conhece a saga original ele se refere ao antológico episódio no qual uma montanha é arremessada sobre todos os heróis Marvel e como o Hulk interpõem-se entre eles segurando toneladas de rocha.

Já Scherberger disse que não pretende dizer qual é seu momento preferido em Guerras Secretas a fim de não estragar a surpresa, mas em outro momento da entrevista confessou que tem muita vontade de desenhar o Capitão América. "Eu gosto dos outros personagens, disse, principalmente o Aranha. Mas, estou louco para desenhar o Capitão um pouquinho".

Quando comecei a ler quadrinhos em 1992 ouvi muitas referências sobre Guerras Secretas e não entendia o que era, mas já compreendi que era algo muito importante. Aos poucos, através de referências e de um resumo de 22 páginas publicado em Capitão América n° 119 (ed. Abril, 1989) comecei a compreender um pouco melhor. Por fim, depois de alguns anos consegui juntar as 12 edições que a editora Abril lançou e pude compreender porque a saga foi tão importante para o Universo Marvel. Além de ter sido o primeiro grande evento da editora, trouxe uma excelente equipe crativa e mostrou eventos que impactaram os suer-heróis da editora durante anos, como a substituição do Coisa pela Mulher-Hulk durante algum tempo ou o surgimento de Lockheed, dragão de Kitty Pryde dos X-Men ou do uniforme negro do Homem-Aranha, o qual veio dar origem ao Venom anos mais tarde.

Essa revisita a Guerras Secretas tendo o Homem-Aranha como protagonista será uma ótima oportunidade para quem não conhece a saga conhecê-la e para quem conhece reviver momentos clássico - como o Hulk segurado a montanha ou a destruição do escudo do Capião América - e conhecer novos ângulos da maxi-série. Mas, o mais importante, servirá para os aracno-fãs xiitas ignorarem que Mefisto alguma vez cruzou a vida de Pete Parker e acompanhar o herói em uma de suas melhores fases.


0 comentários: