:: Novas LJA e SJA


Muito mistério está rondando a Liga da Justiça ultimamente e ninguém mais sabe o que esperar da equipe. A verdade é que as mudanças drásticas ocorridas com os principais personagens da DC - Superman, Batman e Mulher-Maravilha - afetam profundamente a identidade destes heróis na equipe e após a San Diego Comic Con, enquanto a Marvel se destacou, os fãs da DC começaram a ficar apreensivos sem saber o que irá acontecer com a principal equipe da casa.

Para preservar os leitores que optam por não ler spoilers todos eles estarão ocultos no texto. Para visualisá-los basta selecionar a parte do texto e arrastar.

Conforme foi divulgado no Soc! Tum! Pow! a DC pretende lançar duas revistas mensais da LJA, sendo uma delas escrita por James Robinson e desenhada por Mark Bagley e outra, dizem os rumores, com Geoff Johns nos roteiros acompanhado de um ilustrador ainda não divulgado - embora o nome de Jim Lee tenha aparecido com frequência nessa questão.

Com as mudanças radicais ocorridas com Superman - Kal-El deixou a Terra para habitar em nova Krypton e a deixou sob os cuidados do daxamita Mon-El, outrora conhecido como Valor -,
Batman - após os eventos de Crise Final e de A Batalha pelo Capuz Dick Grayson assumiu o manto do morcego - e Mulher-Maravilha - cujo título agora é ostentado por Donna Troy - mudanças igualmente radicais acontecerão na LJA, pois os três estarão na nova equipe, juntamente com Hal Jordan e Congorilla, visto que Robinson deixou escapar a presença desse último personagem durante a San Diego Comic Con. É esperado também que Víxen esteja nas fileiras da equipe, pois os planos inicialmente divulgados pela DC para o título da LJA escrito por Johns teria a heroína como personagem principal.

Mas não é só a LJA que vive momentos de tensão, pois sua antecessora, a Sociedade de Justiça da América também está passando por reestruturações. Tanto a revista mensal quanto a própria equipe serão dividas em dois, tendo Bill Willingham (Fábulas) como responsável pelo roteiro de Justice Society of America e Matt Sturges (Jack of Fables, Pacto das Sombras, Crise Final, Besouro Azul) do novo título JSA All Stars, o qual terá os desenhos de Freddie E. Williams III.

Em entrevista concedida ao site Newsarama durante a San Diego Comic Con Sturges explicou o motivo da divisão da equipe e do título em dois. Disse que o motivo editorial que levou Dan Didio a optar por essa divisão foi que a equipe estava contando com muitos heróis interessantes e não estava sendo possível explorar cada um deles de maneira adequada. "Portanto, eu acho - diz o autor - que dividindo o título em dois e tendo duas edições mensais da SJA seremos capazes de focar mais alguns personagens."

Na realidade dos heróis o motivo para justificar essa atitude editorial foi o choque de gerações surgido após os eventos acontecidos com Magog. "Uma das coisas que Geoff Johns sempre fez muito bem, e mesmo quando a equipe estava sob o comando de David Goyer e James Robinson, é mostrar como as gerações trabalham bem juntas. Mas, na realidade, não é assim sempre", completa Sturges.

Sobre o novo título ele disse que haverá um grande foco sobre o treinamento dos heróis; "O foco da equipe principal da SJA sempre foi fazer melhor heróis, em SJA All Star o foco será em fazer heróis melhores", diz o escritor. No novo título, segundo um autor, haverá um questionameto constante por parte dos heróis sobre suas atitudes tomadas durante as missões e o quanto eles vem se aprimorando a cada uma.

Os membros da nova equipe serão Poderosa e Magog como líderes, Homem-Hora, Sideral (ou Stargirl), Pantera III (Tom Bronson), Damage, Gládio, Mestra Judoca, Tempestade e King Chimera. Sturges explicou que o Homem-Hora atuará como um elo de ligação entre as duas equipes.

Apesar da nova equipe ser formada principalmente por heróis de uma geração diferente dos da equipe principal nela ainda ficaram alguns heróis jovens e Sturges esclarece que o motivo para isso é que "queríamos os times equilibrados. Não queríamos interromper isso, pois essa tem sido a essência da SJA há muito tempo; treinar as gerações mais jovens."

Ainda é cedo pra sabermos o que esperar tanto da nova LJA quanto da divisão da SJA, mas pelo menos a primeira impressão da SJA não foi das melhores visto as respostas do próprio escritor. Inicialmente ele explicou que a divisão em dois títulos foi para poder explorar melhor todos os personagens da equipe, mas que na realidade dos heróis seria devido a um choque de gerações. No entanto, disse que heróis jovens ficaram na equipe principal para serem treinados, sendo justamente o treino o foco principal da equipe paralela!

Pode não ser justo afirmar isso, mas essa história sobre a divisão da SJA está com pouca cara de "Há muitos personagens legais com pouca atenção, por isso vamos dividir pra contar mais aventuras sobre eles" e mais com jeitão de "precisamos faturar mais, vamos ampliar o título da Sociedade".

1 comentários:

snikt!!! disse...

A Liga da Justiça nas mãos do Robinson será no minimo interessante, com certeza será uma continuação a mini que tá saindo lá fora escrita por ele, referente a equipe a fortes rumores de que seja esse:
Hal Jordan, Mon-El/Valor, Troia, Batman/Dick, Congorila, Capitão Marvel/Freddy Freeman, Estelar, Arqueiro Verde/ou Vermelho e MEtamorfo???
Se for essa eu já gostei, mas fica faltando ae pra ficar bem mais legal Nuclear e Cyborg.
Quanto a SJA a minha unica dúvida é:
Será que a nova equipe criativa superará Geoff Johns ou só ficará na sombra do mesmo??