:: T.H.U.N.D.E.R. Agents pela DC


Além de contar com personagens da Milestone Media e com o Red Circle da Archie Comics Publications a DC Comics anunciou na San Diego Comic Con a adição de personagens de mais uma editora em seu panteão de heróis, T.H.U.N.D.E.R. Agents, da Tower Comics.

Na verdade T.H.U.N.D.E.R. Agents foi publicado por várias editoras, mas foi pela Tower que os heróis surgiram, em 1965, e pela qual tiveram o maior número de edições, 20 números. A série foi cancelada após quatro anos, em 1969 e só retornou em 1983. Neste ano os direitos da equipe foram comprados por John Carbonaro e as aventuras de T.H.U.N.D.E.R. Agents voltaram a ser publicadas, dessa vez pela JC Comics, editora de vida curta que pertenceu a Carbonaro. No ano seguinte, em 1984, a editora Deluxe Comics, alegando que os personagens pertenciam ao domínio público lançaram a revista Wally Wood's of T.H.U.N.D.E.R. Agents, a qual durou somente cinco edições e foi cancelada após a Justiça decidir a questão dos direitos de publicação a favor da JC.

No final dos anos 80 a editora Solson Comics lançou o primeir número da mini-série em quatro edições T.H.U.N.D.E.R., mas as três edições seguintes nunca foram lançadas. No início da década de 90 Rob Liefeld alegava ter direito de publicação de T.H.U.N.D.E.R. Agents e planejou lança-lo por seu estúdio da Image Comics, o Extreme Studios. Um adiantamento e carta branca foram dados a Dave Cockrum que aceitou a empreitada de início, mas recusou o projeto posteriormente. Carbonaro tentou relançá-los em 1995, mas a equipe voltou por somente uma edição.

Em 2000 a DC tentou lançar T.H.U.N.D.E.R. Agents sob a licença de Carbonaro e já tinha material pronto para duas edições quando o Carbonaro cancelou o projeto alegando que a editora havia promovido mudanças radicais nos personagens. Por sua vez a DC não teve êxito em criar uma série que permanecesse alinhada a série original. Ainda assim a editora não perdeu a portunidade do contato com Carbonaro e relançou as aventuras de T.H.U.N.D.E.R. Agents publicadas pela extinta Tower Comics.

O conceito original de T.H.U.N.D.E.R. Agents - um acrônimo de The Higher United Nations Defense Enforcements Reservs - é bem conhecido do público leitor atual; uma equipe militar de super-heróis que atuava como um braço da ONU. Na primeira edição três agentes das Nações Unidas - Leonard Brown, Anthony Dunn e John Janus - invadem o laboratório do professor Emmil Jennings na tentativa de frustrar os planos de Warlord. O cientista é morto na ação, mas deixa para trás equipamentos que passam a ser usados pelos três agentes em sua luta contra Warlord.

Brown passa a usar o Cinto do Trovão, o qual o torna super-forte e invulnerável por um curto período de tempo e passa a ser chamar Dínamo. Dunn, prestes a morrer, tem a mente transferida para um corpo robótico idêntico a sua imagem original e pode pular para várias cópias deste corpo, além de passar a usar uma capa de invisibilidade, tornando-se NoMan. Por fim, Janus ganha poderes mentais usando o capacete Menthor, e passa a usar o mesmo nome do equipamento, Janus. Um desses três heróis é um agente duplo de Warlord, mas torna-se bom quando usa o equipamento obtido no laboratório de Jennings. Os três super-agentes passam a formar o T.H.U.N.D.E.R. Squad.

Com o passar do tempo o time ganha reforços; o agente Virgil Gilbert passa a usar o traje Lightning e se torna o super-agente Lightning, Craig Lawson ganha um protótipo de uma mochila voadora e se torna o Corvo. Outros agentes integram o T.H.U.N.D.E.R. Squad e vários vilões surgem na série quando Warlord é derrotado.

Quanto a publicação de T.H.U.N.D.E.R. Agents pela DC, Dan Didio informou na San Diego Comic Con que "os personagens irã interagir com os personagens do Universo DC", mas eles participarão de outra série antes de estrelar em título próprio. O editor também informou que a editora possui todos os direitos dos personagens.

Pessoalmente, estou achando ótimo o movimento tanto da DC quanto da Marvel em obter os direitos de publicação de personagens antigos, pois quem mais ganha com essa atitude são os leitores. Com os lançamentos de novas histórias de personagens antigos como os do Red Circle, os personagens da Milestone, Marvelman pela Marvel e agora T.H.U.N.D.E.R. Agents pela DC teremos a oportunidade não só de conhecê-los como também de conhecer materiais antigos desses heróis em prováveis republicações que as editoras acabarão fazendo.

1 comentários:

snikt!!! disse...

Bom paresse legal, não querendo ser estraga prazeres mas nada mais me deixa tão excitado quanto fiquei sabendo que a Marvel irá republicar Marvelman/Miracleman.
No mais, acho legal a DC investir em outros personagens e fazendo uma nova roupagem com eles, ainda mais se tiverem o J M Stragazinski nos roteiros.