:: Ethan Van Sciver fala de Flash: Renascimento



Aproveitando a oportunidade que teve de conversar com o artista Ethan Van Sciver sobre seu trabalho em A Noite Mais Densa (post anterior) o site Newsarama aproveitou para questioná-lo sobre o que podemos esperar de seu novo trabalho com Geoff Johns, Flash: Renascimento.

Quando perguntados anteriormente sobre quais Flashes estariam presentes em Renascimento, ele e Geoff Johns responderam em uma convenção de quadrinhos que todos estariam na saga, mas agora Van Sciver explica melhor aquela resposta. "A idéia é semelhante ao que vem sendo feito com Lanterna Verde, no qual haviam vários pedaços e elementos que foram espalhados ao longo de várias edições e histórias no decorrer das décadas ,mas que nunca haviam sido colocados juntos de uma maneira completa. Muita coisa havia sido sugerida, mas nada sido provado. A razão de Lanterna Verde estar fazendo tanto sucesso é que Geoff fez um fantástico trabalho de ligar todos esses elementos e fazer o mito fazer sentido. Com Flash é a mesma coisa."

"Ao longo dos anos 60 ou 70 anos do Universo DC - continuaVan Sciver - tem havido muitos fragmentos, dicas e pistas explicando quem os velocistas são, de onde eles vieram e qual sua missão. Uma dupla determinada poderia pegar todas estas pistas e colocá-las juntas para significarem ago muito maior. É isso que estamos tentando fazer."

O artista compara Flash: Renascimento com Lanterna Verde: Renascimento ao dizer que "(...) estamos tentando colocar todos eles [os velocistas] enfileirados e prepará-los para auma história muito, muito maior que está por vir. E ela envolverá cada um dos Flashes."

Inicialmente Flash: Renascimento havia sido anunciado pela DC como uma mini-série de cinco edições, mas posteriormente foi reajustada para seis. Sobre isso Van Sciver explica; "Estávamos esperando por seis edições desde o início - diz ele. Eu acho que Geoff já planejava seis edições, mas a DC estava hesitante em nos conceder uma sexta edição porque queriam ter certeza de que a série iria funcionar. Então, a primeira edição saiu-se muito bem (...) e nós conseguimos nossa sexta edição." E completa; "Nós queremos que esta série combine com Lanterna Verde: Renascimento, que teve seis edições."

Ele diz que não precisou fazer grandes pesquisas para desenvolver o trabalho, pois contou com a ajuda de Geoff Johns, que ele considera uma enciclopédia ambulante do UDC; "Tudo que eu tinha que fazer era chamá-lo".

O artista promoveu algumas pequenas mudanças no visual de alguns personagens, como as botas de Bart Allen, as quais ele disse que algumas pessoas já perceberam que são diferentes de quando o jovem velocista era desenhado por Mike McKone.
Ele se explica dizendo que o motivo para estas mudanças é que ele desejava simplificar alguns design e dar a eles uma sensação um pouco mais de uniformidade. "Mas, ao mesmo tempo, completa ele, eu queria trazer os Flashe de volta ao ponto aos quais eu acho que eles funcionavam melhor. Pessoalmente, eu gosto de um Bart Allen mais jovem, com cabelo comprido. Talvez porque eu tenha crescido desenhando o Impulso para a DC, mas eu sempre gostei dele com aquela aquele olhar ingênuo e impressionado, com aquele comprido cabelo escorrido e pés ligeiramente desproporcionais. E eu gostaria de trazê-lo novamente a Kid Flash. Eu quero restaurar tudo isso ao personagem, pois acho que algo se perdeu quando todas essas características mudaram."

Por muitos anos a DC teve Batman e Superman como seu carro-chefe e, recentemente, no início do século, colocou Diana ao lado dos dois, formando assim sua "santíssima trindade," mais devido a fama, dig-se, e como objeto de efeito do que pela qualidade de suas histórias. Exatamente o oposto do que a dupla Van Sciver e Johns fizeram o Lanterna Verde, pois o tornaram um dos medalhões do UDC puramente devido a altíssima qualidade das histórias e não somente devido ao tempo de publicação ou popularidade do personagem.

Agora, a mesma dupla de criadores planeja repetir o feito com Flash. Rapidamente o Lanterna Verde passou Batman e Superman na qualidade das histórias e assumiu a liderança na corrida do mercado e preferência dos leitores. Enquanto Hal está no meio de sua jornada, o velocista acabou de largar com Flash: Renascimento, mas todos sabemos que ele alcançará a liderança m um piscar de olhos, afinal, é o Flash.

2 comentários:

snikt!!! disse...

Vamos ver né, torço para que de certo adoro o Flash e a equipe criativa é excelente, mas a critica não está muito boa não, apesar de estar sendo bem vendida.

Anônimo disse...

A crítica é composta essencialmente por nerds que gostariam de ver apenas o Wally como Flash. Flash: Rebirth começou muito bem!