:: Dominic Fortune na linha Marvel MAX


Dominic Fortune está de volta, a na linha Marvel MAX! O quê? Você não sabe quem é Dominic Fortune?!

Embora tenha sido criado por Howard Chaykin (American Flagg), um importante nome dos quadrinhos, Dominic Fortune é um personagem desconhecido para a maioria dos leitores estadosunidenses. Muito mais desconhecido pelos brasileiros.

Dominic Fortune teve como base outro personagem de Chaykin, Scorpion, um aventureiro imortal dos anos 30 que mudava de identidade ao longo das gerações. Scorpion foi criado para a extinta Seaboard Periodicals, editora fundada em 1972 e rival direta da Marvel e da DC. O primeiro número de Scorpion saiu em julho de 1975, mas o título teve vida curta, somente três edições. Apesar da primeira edição ter sido produzida integralmente por Chaykin, a segunda foi arte-finalizada por Berni Wrigtshon, Michael Kaluta, Walt Simonson e Ed Davis, pois Howard parecia ter dificuldades em cumprir o trabalho nos prazos estipulados.

Acreditando não estar mais no controle de sua criação o artista saiu do título e a terceira e última edição foi produzida totalmente por outros artistas, e mostravam Scorpion nos dias atuais atuando como um vigilante.

Após sair da Seaboard Periodicals Chaykin perguntou a Marvel se a editora teria interesse em um personagem que fosse uma variação de Scorpion. Assim nasceu Dominic Fortune, um aventureiro dos anos 30 ao melhor estilo pulp. Sua estréia ocorreu em 1976 na revista Marvel Preview #2, uma revista em branco e preto que estava experimentando o ressurgimento de alguns personagens da editora, como o Cavaleiro da Lua, Senhor das Estrelas e Blade. Uma das mais importantes características da revista é que ela não estava restrita pelo Comics Code Authority.

Após sua estréia em Marvel Preview o personagem voltou a aparecer somente nove vezes, dentre as quais na revista Web of Spider-Man # 71 (1990), a única história do personagem publicada no Brasil (O Homem-Aranha #133, ed. Abril, 1994)

Em 2006 foi lançado o especial Sable and Fortune, no qual Dominic e Silver Sable unem esforços mais uma vez - a primeira união dos dois foi, justamente, na história publicada no Brasil - para impedir os planos de um traidor do Comando Selvagem, a equipe de mercenário de Sable.

A série a ser publicada na linha MAX da Marvel e lançada em agosto, passará nos anos 30. Chaykin explica que Fortune terá sido contratado para tomar conta de três celebridades de Hollywood em turnê que partirá de Los Angeles em direção a New York e depois às Olimpíadas de Berlim. "Ao longo do caminho ele descobre uma sinistra conspiração internacional", revela o autor. A série será escrita, desenhada, arte-finalizada e colorida pelo artista, como parece ser o jeito que ele prefere ao trabalhar com Fortune.

1 comentários:

snikt!!! disse...

Tomara que a Panini publique isso na Marvel Max, pois a revista precisa urgente de um novo folego, já a um bom tempo Justiceiro carrega sozinha a revista, do resto só é publicado zumbis, já estou cançado de ler isso.
Que saudade de Alias/Pulse.