:: Quesada fala sobre Marvelman


A última edição de Cup o' Joe, seção do site Comic Book Resources na qual Joe Quesada responde perguntas dos leitores, o editor chefe da Marvel falou um pouco mais sobre quais são os planos da editora para Marvelman.

Ele disse que o anúncio feito pela Marvel durante a San Diego Comic Con sobre a obtenção dos direitos de Marvelman trouxe surpresa tanto para os leitores quanto para profissionais da indústria dos quadrinhos. "Naquela noite, disse ele, após o anúncio, quando finalmente voltei para o hotel, minha caixa de e-mails estava lotada de mensagens de autores que tiveram idéias e ganchos. É muito empolgante ver o que esse personagem causa na comunidade criativa".

Quesada disse também que pretende conversar com o antigo artista de Marvelman, Mark Buckingham, para discutir qual caminho dar ao personagem. "Eu realmente espero (...) me encontrar com ele e termos um pouco mais de idéia sobre como vamos levar o personagem daqui pra frente. Sei que estamos fazendo o melhor para alcançarmos todos os autores envolvidos com o personagem, continua, mas acredito que também há novos [autores] que ainda não ouvimos ou que ainda precisamos entrar em contato".

Sobre Mick Anglo, o criador de Marvelman, o editor da Marvel explicou que "Enquanto a maioria das pessoas não está familiarizada com o trabalho de Mick nos EUA, no Reino Unido ele é incrivelmente respeitado. (...) Eu realmente acredito que se Mick estivesse trabalhando aqui nos EUA ele seria reconhecido dentro a comunidade quadrinhística como uma dos mestres dos quadrinhos".

Quesada disse que assim como pretende apresentar Marvelman para uma nova geração de leitores - aliás, a mesma que sentiu-se perdida durante a San Diego Comic Con durante o anúncio da Marvel por não conhecer o personagem e não compreender sua importância para os quadrinhos - pretende também expor o trabalho de Mick Anglo.

"Essa é a parte interesante sobre Marvelman. Sempre houve algo mágico com o personagem, algo profético, algo que, embora não fosse um nome familiar, o fazia causar mudanças sísmicas de criatividade dentro de nossa indústria", apontou o editor. "Veja esse trecho [abaixo], por exemplo, que é de uma das histórias originais de Marvelman produzida na década de 50 pelo estúdio de Anglo".


O pedaço acima de uma história do Marvelman mostra ele viajando ao ano 2010, exatamente o mesmo ano em que suas histórias voltarão a ser publicadas após anos de entraves jurídicos.

Sem dúvida o anúncio da Marvel na San Diego Comics Con estremeceu as bases da indústria dos quadrinhos e trouxe grande empolgação tanto para os leitores quanto para os profissionais da área, e trouxe também muita expectativa. A resposta de editor da Marvel sobre querer difundir o trabalho de Anglo talvez signifique que as primeiras aventuras de Marvelman possam vir a ser relançadas e quem sabe, em seguida, todo o material escrito por Alan Moore e Neil Gaiman. Além disso, a colocação de Quesada sobre se reunir com Buckingham para conversar sobre o que fazer daqui em diante sugere também material inédito de Marvelman chegando ao mercado.

Parece que além de empolgação a notícia sobre a volta de Marvelman trouxe também muita expectativa. Eu, pelo menos, estou ansioso. Kimota!

0 comentários: