Em meio a tantos super-heróis voando pelos céus de várias cidades dos EUA é possível dizer que os leitores dos quadrinhos do gênero conhecem um pouco sobre estas cidades e a cultura de seus habitantes sem nunca terem visitado o país. Enfim, em meio a disseminação tão forte da cultura estadosunidense a DC irá lançar a mini-série The Great Ten abordando a cultura e história chinesa.
Assim como o século 20 ficou conhecido como o "século americano" devido a ascensão político-econômica dos EUA sobre o mundo e o anterior como o "século britânico" devido ao poderio da coroa britânica, a época atual vem sendo chamada de "século chinês" visto a crescente influência da China sobre as transações comerciais do planeta.
The Great Ten será uma obra em 10 edições ambientada justamente no alvorecer do "século chinês" e seá protagonizada pelos Dez Grandiosos, os "super funcionários" da República Popular da China criados por Grant Morrison na mini-série 52. Escrita por Tony Bedard e desenhada por Scott McDaniel a série mostrará a equipe enfrentando seu maior desafio quando divindades da China Antiga retornam para destruir as regras do comunismo chinês.
"Quando saí do colégio, diz Bedard, mergulhei na filosofia oriental; taoísmo, budismo, zen, etc. Ao mesmo tempo li Homem-Animal e me tornei um fã fervoroso de Grant Morrison desde então. então, surgiu para mim a oportunidade de fazer uma série dos Dez Grandiosos, de complementar estes personagens que Grant concebeu e sapatear sobre o potencial de histórias deles e de seu país. É a chance de fazer algo diferente com super-heróis".
De fato, o escritor tem azão em dizer que é a chance surgir algo novo envolvendo super-heróis, pois será a oportunidade de abodar o gênero dentro de ouras culturas. Evidentemente, sendo um gênero de leitura surgido nos EUA, os super-heróis tiveram quase que a totalidade de suas histórias ambientadas naquele país e, consequentemente, a cultura que os cerca foi disseminada dentre seus leitores.
No entanto, a DC parece estar se interessando em usar seus personagens para explorar novas realidades e costumes, como é o caso desta mini-série e de um projeto anunciando anteriormente aqui no SOC!, The Ninety-Nine, no qual será mostrado um crossover entre os heróis da casa e a equipe de super-heróis muçulmanos, os 99.
Quanto ao trabalho de Bedard nessa mini-série só podemos esperar que seja realmente fiel aos costumes e características da realidade chinesa e não uma representação simplista do imaginário popular, a mesma que já fez o Brasil ser retratado várias vezes nos quadrinhos estadosunidenses como um país tomado pela selva e com zebras e girafas andando entre a mata.
0 comentários:
Postar um comentário