:: Marvel no Divã: Tony Stark


Tim Stevens recebeu em seu consultório o ilustre Tony Stark, atual diretor da S.H.I.E.L.D. e Vingador, para algumas sessões de terapia e apresentou o seguinte laudo.

Tony Stark é um homem adulto que aparenta saúde física acima a média. Geralmente ele se mostra como uma pessoa sipática, inteligente e à vontade. Seus modos de falar e de agir evidenciam que ele cresceu em uma classe alta e recebeu educacação de alto nível. Como pôde ser observado o cliente é descontraído e dado a conversa, mas pode se fechar rapidamente quando toca-se em algum assunto do qual ele não se sinta confortável a falar. Em particular assuntos referentes à chamada Guerra Civil envolvendo super-heróis ou a batalha atual para o registro de super-humanos.

Atualmente Stark é a cabeça tanto da força mantenedora da paz o mundo, a S.H.I.E.L.D., e de sua própria companhia, a Stark Internacional. O cliente também continua a atuar como o herói blindado Homem de Ferro e serve a equipe de super-heróis oficialmente sancionada conhecida como Vingadores.

Durante algum tempo Stark teve um diagnóstico Eixo I (nota: diagnóstico dado a quadros de desordens mentais severas, assim também como para desordens de aprendizado ou de desenvolvimento) devido a dependência de álcool. Sua desordem está atualmente em remissão e o cliente continua sua luta diária contra o álcool com a ajuda do Alcoólicos Anônimos e de um colega super-herói cujo nome foi omitido por Stark. Como o anonimato faz parte das regras do Alcoólicos Anônimos, omitir o nome dessa pessoa não trará nenhuma compliação para o processo terapêutico.

O que não foi formalente diagnosticado dentro do grupo Eixo I, mas que em minha opinião profisional deveria ser, é o quadro de depresão severa do cliente. De acordo com relatos do próprio Stark ele experienciou pelo menos dois episódios recentemente: quando a S.H.I.E.L.D. tentou se apoderar de sua companhia comprando os direitos da empresa e quando Obadiah Stane confiscou a Stark Internacional. Apesar de ambos os episódios terem tido a presença abusiva do álcool compreendo que a depressão leva ao alcoolismo, não vice versa.

Complicando o quadro de saúde mental de Stark há os sintomas típicos de um diagnóstico do grupo Eixo III (nota: condições médicas agudas e dirsordens físicas), visto que o cliente tem um histórico de doença cardíaca e dificuldades neurológicas. Estas condições requisitaram que ele usasse constantemente uma placa peitoral recarregável e, posteriormente, que fosse mantido em animação suspensa. Apesar dessas condições não aparentarem serem de algum risco para o cliente atualmente é necessário que sejam mantidas sob observação.

Muito mais grave é a recente infecção de Stark pela doença experimental conhecida como Extremis. Apesar do cliente relatar que isso foi uma benção para ele é conhecido que outras pessoas expostas anteriormente a essa doença vieram a óbito, sendo esta uma pequena evidência que coloca em cheque os benefícios concedidos por Extremis. O cliente deve ser constantemente monitorado e submeter-se a exames físicos semanais até uma conclusão realmente efetiva do que a infecção Extremis pode lhe causar.

Stark alcaçou parcialmente seu objetivo principal, manter-se sóbrio. No entanto, apesar de estar sem beber há algum tempo ele também não tem comparecido a reuniões alegando estar "muito ocupado". Quando confrontado com a informação de que este é o discurso de muitos que desligaram-se do programa de recuperação e, posteriormente, tiveram uma recaída o cliente disse que iria ponderar sobre esta informação.

Ele também vem lutando para atingir seu segundo objetivo; manter uma comunicação aberta e honesta, mas ainda continua propenso a reservas e manipulações, práticas que ele próprio reconhece que acabam lhe trazendo imenso sentimento de culpa. O fato é que sua atual posição na S.H.I.E.L.D. complica ainda mais a questão das intrigas e manipulações, mas a recomendação de que se afastasse do cargo não foi levada em consideração por Stark.

1 comentários:

snikt!!! disse...

Muito legal, Stark se tonrou pra mim nos ultimos anos um dos meus personagens favoritos, que começou desde a mini do Ellis (Extremis) até agora nessa nova fase que ele tá enfretando na nova mensal escrita pelo Matt Fracton e desenhado pelo fodstico Salvador Larroca, que inclusive ganhou um Eisner esse ano como Melhor Nova Série.