Ao mesmo tempo em que está responsável por desenvolver a Tribo Índigo e mesmo antes de aceitar participar de "A Noite Mais Densa", Rags Morales já estava envolvido em um projeto tão ambicioso da DC que o próprio editor-executivo da editora, Dan Didio, estava com dúvidas sobre sua concretização. Valendo-se de personagens como Doc Savage e Spirit, Primeira Onda promete resgatar o clima noir das aventuras pulp.
Encabeçado por ninguém menos que Brian Azzarello, responsável pelos roteiros, Primeira Onda terá Rags Morales como artista e apresentará histórias pulps com antigos personagens não-poderosos da DC como Doc Savage, Spirit, Rima, The Avenger e a esquadrilha dos Falcões Negros.
Em entrevista ao Newsarama Morales revela que o cenário de Primeira Onda será um mundo de heroísmo muito mais inocente, ou seja, não haverá pessoas com super-poderes, voadoras, cósmicas ou de algum lugar distante como a Ilha Paraíso. "Estamos falando sobre o coração e alma daquilo que significa ser herói - diz o artista -, um mundo no qual as pessoas dependem muito mais de seu raciocínio e vigor do que de alguma tecnologia."
Mas, também deixa claro que não se tata de uma modernização do gênero pulp. "Haverá muito daquele clima original, com chapéus fedora e mulheres de salto alto e todas aquelas coisas legais típicas de histórias de gangsteres e pulp como submetralhadoras Tommy. Mas, também haverá avanços que deixarão claro o clima de inovação. As Tommy coexistirão em um mundo com computadores, por exemplo. Estaremos lidando com um mundo muito parecido com aquele da série animada do Batman dos anos 90, na qual haviam dirigíveis ao lado de jatos. Aquele é, basicamente, a interpretação visual da atmosfera com a qual estou trabalhando."
Quanto aos personagens Morales diz que o conceito visual de cada um deles ainda está na fase preliminar, mas já foi capaz de passar um pouco sobre as características de cada um deles:
Doc Savage: "Ele não terá aquele 'cabelo de viúva' - aquela embicadura de cabelo formada na testa quando o cabelo é puxado para trás, semelhante ao Mickey Mouse - tão exagerado. Neste mundo, Doc Savage é o Superman. Quero dizer, apesar de tudo, Superman foi derivado de Doc Savage, e também de Buck Rogers, Popeye e alguns outros. Mas, Doc Savage foi o sujeito original com uma Fortaleza da Solidão no ártico. Ele é um inventor, e ele tem uma moral muito forte. Em um mundo sem heróis com super-poderes, ele será nosso ponto focal."
Spirit: "Ao lado de Doc Savage, Spirit vai promover uma combinação interessante, pois Danny (Danny Colt, alter ego do Spirit) vai atuar com um pouco mais de humor."
Falcões Negros: "Estou reimaginando os Falcões Negros, [decidindo] quem irá participar da história. Estou trabalhando em como eles vão parecer, dando a eles um visual da força aérea um pouco mais moderno."
The Avenger: "Ele será o tipo de personagem grisalho, típico de Tommy Lee Jones. Ele será um pouco mais excessivo, mas ao mesmo tempo terá um alto grau de moral."
Rima: "Também estou reimaginando Rima. Eu realmente gosto dela e do trabalho feito por Nestor Redondo (artista das sete edições da heroína), mas estou tentando fugir daquela coisa de túnica e pele de animal. Eu estava assistindo 'Apocalypto' e adorei o trabalho ornamentado que foi feito com a civilização Maia, então eu meio que me baseei nisso."
Morales também esclareceu que, em teoria, qualquer herói sem poder do UDC poderia ter algum tipo de envolvimento com o projeto, mas não pode garantir se algum outro além dos citados irá aparecer. No entanto, deixa claro que outros elementos do UDC estarão presentes ao falar sobre Gotham City. "Sim, nós veremos Gotham. Estaremos em todos os lugares - completa. Quero dizer, desde que temos Rima, estaremos na América do Sul, Veremos também um pouco de Nova York, visto que a base de Doc Savage é no Empire State (no 86º andar). É claro, Nova York será um pouco diferente do que é hoje, mas é Nova York."
Primeiro o Wednesday Comics, agora Primeira Onda. A DC é uma editora bem diferente da Marvel, pois enquanto a rival conta com personagens criados nos anos 60 e unicamente para atuar no mercado de super-heróis a DC possui uma história com quase o dobro de tempo e possui em seu passado publicações tão ricas e variadas que permitem projetos como os que estão sendo feitos atualmente.
Em disputa direta com a Marvel a editora do Superman parece estar amargando no segundo lugar em vendas, no entanto possui um estoque muito maior de material que lhe permite uma imensa flexibilidade em novos projetos para mudar essa situação. Desejo muito que Primeira Onda seja um sucesso e, melhor, que chegue ao Brasil.
2 comentários:
Mais uma boa noticia, adoro quadrinhos Pulp, mas a DC é muito burra pois existe três personagens perdidos no limbo que com certeza são os melhores nesse estilo sem falar que contam com uma legião gigantesca de fãs (me incluo nela.
FANTASMA, MANDRAKE E TARZAN.
E aí, Snikt! Então, véi, eu li também que a DC não pretende se limitar somente a estes persongens inciais e se conseguir resolver problemas de direitos autorais e tals pretende ir inserindo novos personagens pulp ao longo das edições. Quem sabe não encontraremos o Fantasma e Cia. em outras edições da Primeira Onda, né! ;)
Postar um comentário