A Marvel divulgou hoje na San Diego Comic Con uma notícia que talvez tenha sido a mais importante do evento até o momento e que provavelmente continuará sendo até seu encerramento: Miracleman agora pertence a Marvel!
Se dentro dos quadrinhos a vida do herói é repleta de complicações fora deles não é diferente. Miracleman foi criado na verdade sob o nome de Marvelman, surgiu em 1954 e seu surgimento foi uma das consequências do combate entre Superman e Capitão Marvel, aliás, entre a National Periodicals (atual DC Comics) e a Fawcett Comics, respectivas editoras dos personagens.
Acusada de plagiar o principal personagem da National Periodicals, Superman, a Fawcett Comics viu-se obrigada, em 1953, a encerrar a publicação do personagem pelo qual vinha sendo processada e que vinha rivalizando fortemente com o título da concorrente, o Capitão Marvel. Na Inglaterra o Capitão Marvel era publicado pela editora L. Miller & Son Ltda. sob o título de Captain Marvel. Temendo a queda dos lucros devido ao cancelamento das histórias Leonad Miller pediu ao quadrinhista Mick Anglo que criasse um personagem similar ao Capitão Marvel. Surgiu assim Marvelman.
Em semelhança ao herói do mago Shazam, Marvelman é um repórter chamado Mickey Moran que ganha superpoderes ao dizer a palavra mágica Kimota, tem um parceiro mirim semelhante ao Capitão Marvel Jr., Young Marvelman e também um paralelo do famigerado vilão Dr. Silvana, o Dr. Gargunza. Talvez a relação menos direta com a família Marvel da Fawcett seja a substituição de Mary Marvel por Kid Marvelman.
As histórias seguiram como um sucesso na Inglaterra por quase uma década, sendo interrompidas em 1963. No entanto, em 1981 Marvelman voltou a ser publicado e trouxe com ele toda a genialidade pela qual os quadrinhistas ingleses são conhecidos. O responsável pelo retorno do herói foi Alan Moore e a ele se seguiu o trabalho de Neil Gaiman. O trabalho de Moore foi tão bom que mesmo após 18 anos no esquecimento o personagem tornou-se um imenso sucesso e logo aportaria nos EUA.
Quando as histórias de Marvelman foram levadas para os EUA, em 1985, pela editora Eclipse Comics o nome do personagem foi alterado para Miracleman a fim de evitar quaisquer problemas com a Marvel. A Eclipse Comics faliu cerca de dez anos depois, em 1994, e os direitos de Miracleman foram comprados por Todd McFarlane, criador de Spawn e um dos fundadores da Image Comics. Iniciava-se então uma batalha judicial pelos direitos do personagem entre Gaiman e McFarlane que duraria anos e impossibilitaria sua publicação. A disputa culminou com a vitória de Neil Gaiman, o qual posteriormente reconheceu que todo o material produzido na década de 80 foi feito sem autorização de seu criador e que toda a obra pertence a Mike Anglo.
Anglo, atualmente com 93 anos, tem uma esposa doente que necessitando de cuidados médicos, de modo que o dinheiro obtido através de seu personagem é importante para a família Anglo.
Tendo comprado os direitos de Marvelman de Anglo o personagem passa a ser propriedade da Marvel e os leitores poderão voltar a acompanhar as histórias de Mickey Moran (alter ego do herói) ou simplesmente vê-lo em ação pela primeira vez. "Eu não acreditava que isso pudesse acontecer, disse Mick Anglo. Ver minha criação de volta é algo maravilhoso."
No Brasil uma parte das histórias de Marvelman feitas por Alan Moore e Gary Leach foram lançadas em quatro edições da revista Miracleman publicada pela editora Tannos entre 1989 e 1990.
1 comentários:
Foi postar o que um amigo do forum panini colou lá:
"Fantástico!
A Marvel domina em qualidade e quantidade!
Pode-se dizer que está era atual é a era de ouro da editora.
Não vende como no passado, mas o cuidado com as propriedades e a produção de materiais de qualidade é sem precedentes!
Miracleman!
Quesada é GÊNIO! APRENDA, Dan DilDo.
Talvez seja só tietagem, mas está sendo muito bom ser fã da Marvel nos últimos anos. Não tenho vontade de ler o material com que comecei os quadrinhos - que não era Marvel."
Pra mim é uma das melhores noticia dos últimos tempos, sempre fui lou ca pra ler/ter isso, e tenho certeza de que a Panini não vai deixar essa mina de ouro quieta pois se trata de um material no nivel de Watchman/CAvaleiro das Trevas/Sandman no quesito de vendas.
Agora fico só imaginando um duelo entre Miracleman e o Sentinela.
:)
Postar um comentário