:: Conheça Necrosha


No último final de semana a Marvel anunciou na San Diego Comic Con um projeto para seu universo mutante que está gerando muitos comentários e parece que causando uma péssima imagem para a Casa das Idéias. Conheça Necrosha.

"Necrosha é o novo evento mutante da editora que envolverá três títulos X; X-Force, New Mutants e X-Men Legacy. Nele os mutantes mortos em Genosha durante o ataque dos Sentinelas promovido por Cassandra Nova em "E de Extinção" (no Brasil, X-Men #9 e #10, ed. Panini, 2002) retornarão a vida sob o comando de uma antiga e subaproveitada vilã dos X-Men; Selena, a Rainha Negra do Clube do Inferno. Construído sobre alicerces que há algum tempo vinham aparecendo no título da X-Force o plano de Selene e de seu seguidor Eli Bard consta de criar um exército de mutantes mortos-vivos infectados com o vírus transmodal de Magnus, pai do ex-Novo Mutante Warlock.

Os escritores envolvidos na série, Chris Yost (X-Force), Zeb Wells (New Mutants) e Mike Carey (X-Men Legacy) e o editor dos títulos X, Nick Lowe, concederam uma entrevista ao site Newsarama e falaram um pouco mais sobre o que esperar de Necrosha.

Lowe afirmou em entrevista ao site Newsarama que o evento poderá ser compreendido com a leitura isolada de cada um dos títulos. Segundo ele não será um crossover entre as equipes mutantes que seguirá a mesma estrutura de "Complexo Messias", pois o evento principal ocorrerá no título da X-Force, enquanto New Mutants e X-Men Legacy mostrarão ramificações dele. "Você poderá seguir cada história lendo somente o título onde ela será publicada, diz ele, mas caso queira ver o evento em toda sua riqueza poderá acompanhar os três título. Portanto, será um estilo mais parecido com 'A Queda de Mutantes' (no Brasil, Superalmanaque Marvel #5, ed. Abril, 1992) do que 'Programa de Extermínio' (no Brasil, X-Men #61 a #70, ed. Abril, 1994).

Reiterando o que foi dito pelo editor Nick Lowe, Carey disse que o evento não será uma união de equipes, mas uma história que será tecida através da vida de vários X-Men de maneiras diferentes e bem catastróficas. "Alguns[personagens] serão arrastados para Necrosha, mas outros, como Vampira, irão voar para destinos diferentes. Essa é uma das coisas mais legais dessa série; ela afetará todos os personagens, mas não da mesma maneira. Portanto, Vampira quase não interagirá com a X-Force, mas o que ela irá fazer trará consequências diretas para a equipe".

Mike Carey disse que no título do qual é escritor, X-Men Legacy, veremos "(...) algumas ondas de choque emanando de Necrosha. É como se a Caixa de Pandora tivesse sido aberta, e haverá imensas implicações mesmo para aqueles que, inicialmente, parecem estar de fora destes eventos". Ele disse também que Vampira receberá a visita de alguém que ela esperava jamais ver novamente, e essa visita irá trazer revelações e consequências para ela e um(a) ex-aluno(a) de Xavier e a longo prazo para todos os X-Men em geral. Seriam a visita mencionada por Carey a falecida Irene Adler, a Sina, e a ex-aluna de Xavier a Mística? Sina teria toda a capacidade de causar em Vampira e Mística os efeitos descritos por Carey, assim como trazer revelações para os X-Men. Por outro lado, apesar de falecida Irene não morreu em Genosha, mas sim na Ilha Muir.

Sobre os Novos Mutantes, Zeb Wells disse que Necrosha será o momento deles darem um passo adiante em seu desenvolvimento se quiserem sobreviver ao massacre promovido pelos inimigos. "E os velhos amigos que irão aparecer também não darão moleza", disse.

Apesar de já existir no universo dos X-Men há 25 anos Selene sempre foi uma personagem muito pouco aproveitada, mas em Necrosha retorna com um imenso poder. Chris Yost recorda que na Roma Antiga ela buscava sacrificar todas as almas de Roma em troca de um imenso poder, algo tão grandioso que poderia torná-la uma deusa. "Ela ainda não desistiu", alerta.

Em geral histórias com mortos-vivos agradam a maior parte dos leitores e trazer da morte rostos com os quais estavamos acostumados a ver fazendo algo de bom e ajudando os heróis agora como vilões impiedosos é sempre impactante. Necrosha realmente empolga e parece que trará bastante emoção para os títulos X.

No entanto, não há como não acusar a Marvel - talvez injustamente - de estar pegando carona no sucesso de "The Blackest Night". Assim como no arco da DC, em "Necrosha" antigos heróis voltam da morte como mortos-vivos ameaçando não só o mundo, mas antigos amigos. Sem dúvida o tema abordado pelo evento mutante da Marvel teria sido uma ótima idéia há 1 ano, mas hoje só consegue passar a impressão de plágio e oportunismo. Uma pena uma idéia tão bacana ser queimada dessa maneira.

3 comentários:

snikt!!! disse...

Necrosha será fodastico, Kyle e Yost estão detonando em X-Force que pra mim é o melhor titulo da linha X atualmente, tenho total confiança no trabalho deles.
Agora falar que a Marvel pegou carona em "The Blackest Night" é a mesma coisa que falar que o evento da DC pegou carona em Zumbis Marvel, uma das séries de melhor sucesso da Casa das Idéias.
O importante é lermos bons quadrinhos independente de ser plágio ou não, está ai Supremo e Miracleman/Marvelman que não me deixa mentir.

Paulo Floro disse...

Prezado, sou editor da Revista O Grito! e gostaria te convidá-lo para um projeto em nossa revista. Qual seu email para que eu possa mandar te explicar melhor?
abraços
Paulo Floro
paulo@revistaogrito.com

snikt!!! disse...

DEMAIS :)